Portfólio


Em construção...

          O curso iniciou superando todas as expectativas que nós aprendizes
esperávamos na largada. Tivemos contato com os computadores,conhecemos
a área de trabalho, até mesmo a função das teclas e atividades relacionadas
a nossa área de conhecimento específico. Na medida em que caminhamos
vimos também instruções sobre a TV escola e o Keduca.
         Um dos recursos deste curso que mais me chamou atenção foi a criação
do Gmail, que até então, não tinha noção nem acesso a tamanha facilidade de comunicação tecnológica. Através do gmail pude interagir e aprender várias maneiras de contactar. Uma das aulas foi a de enviar uma mensagem com um tema “ Um dia daqueles” através de slides.


Aprendemos também a importância das Tic's no nosso meio.

Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma. 



           Um dos trabalhos divertidos e criativos foi a construção também dosblogs, recurso este que nos permitiu postar nossas experiências, dicas,
mensagens, novidades etc...
           No caminhar deste curso também conhecemos o
eproinfo, onde nós
aprendemos a participar dos fóruns mandando nossos trabalhos  interagir- mos com os nossos colegas.
           Aprendemos sobre o conceito de projeto e suas especificidades dentro
do contexto escolar. Conhecemos o portal do professor. Por sua vez um portal rico e necessário para nós educadores.


            Lemos muito e nos inteiramos de ideias de alguns educadores que influenciaram a educação como “ Paulo Freire” que defendia como objetivo da escola , ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo.

"Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

           O curso também deu oportunidade de vermos a construção de um projeto, de algo que desejamos atingir – definido por Maria Elizabeth de Almeida, que mostra suas idéias, ensinar e aprender com o computador: articulação inter-transdisciplinar.






Aprender a aprender



.

O BULLYING  NAS ESCOLAS


           Com tudo e conseqüentemente fizemos o nosso projeto para trabalhar na escola visando a nossa realidade projeto esse sobre o Bulling.
 
            Sobre a tecnologia educativa e currículo houve uma grande discussão
junto ao  grupo de algumas dificuldades encontradas, pois existe ainda uma certa rejeição do professor em usar os recursos de tecnologias.Também refletimos sobre  o currículo , em  entrevista com Antonio Nóvoa. Foram várias reflexões queseguem: “ como sou eu” ( professor) neste contexto? “como a escola vem lhe dando com as novas tecnologias ?”
             Fizemos algumas entrevistas com os colegas e coletamos dados sobre
as tecnologias usadas em sala de aula. Embora seja escassa, mas o pouco que
temos é utilizada .
             Dando seqüência ao aprendizado do curso vimos como ensinar com as
mídias digitais.  


Vídeo Educação Digital: 


           E por último, recentemente, aprendemos o conceito de hipertexto,
navegando livremente pela internet, buscando as varias definições de
hipertextos para ampliar os nossos horizontes, e o mais interessante é a
construção dos hiperlinks que uma vez clicado nos leva a uma página que fala
sobre o referido assunto do hipertexto.
           Termino na chegada já que comecei na largada este relatório falando
do portifólio digital que é um recurso rico e importante onde podemos lançar
organizadamente os nossos trabalhos.